ALIMENTAÇÃO NA GESTAÇÃO

OBSTETRÍCIA

A alimentação da gestante deve seguir algumas orientações básicas como ingesta equilibrada de refeições em pequenas porções e em intervalos curtos.

No início da gestação é muito comum aparecerem sintomas como náuseas e vômitos, que podem se apresentar em intensidades diferentes e pioram com períodos maiores de jejum, por tanto intervalos curtos entre as refeições podem evitar ou amenizar estes sintomas desagradáveis. 

As pequenas porções facilitam a digestão e previnem o refluxo gastroesofágico e suas consequências, que podem se intensificar no final da gestação.

A gestante apresenta necessidades aumentadas de energia à partir do 2º trimestre. Esse aumento, é apenas de 300 calorias pordia. Por isso, para uma gestação saudável não é necessário “comer por dois”. A alimentação tem papel fundamental na manutenção da saúde da mãe e do feto. Por isso, a recomendação é que a alimentação durante a gravidez seja equilibrada para que atenda a todas a necessidades nutricionais, e suficiente, para que a gestante mantenha um peso saudável durante todo o período, além de garantir sua saúde e a boa formação do bebê.

Open chat
1
Olá! Como podemos ajudar você?