FISIOTERAPIA

SAÚDE DA MULHER

A fisioterapia cuida da saúde íntima feminina, tratando as funções pélvicas da mulher.

A pelve feminina é constituída por estruturas ósseas, que formam a bacia. A mesma protege os órgãos pélvicos, que são, principalmente, bexiga, útero, tubas uterinas, ovários e porção final do intestino. Além dos ossos, a pelve é composta por ligamentos e músculos. A musculatura do assoalho pélvico, como nome já diz, é o chão da nossa pelve e fica abaixo dos órgãos pélvicos.

O assoalho pélvico tem três funções importantes para o nosso corpo:

A primeira é a função postural. Quando estamos sentadas ou em pé, ele age contra a gravidade para sustentar os órgãos pélvicos e impedir o deslocamento/queda dos mesmos.

A segunda função é controlar nossa vontade de urinar e evacuar, pois os músculos do assoalho pélvico circundam os canais uretral e anal. Além disso, eles são importantes na função sexual, já que também recobrem as paredes do canal vaginal.

A terceira e última função, tão importante quanto as outras, é de conter a pressão abdominal durante um esforço físico, desde uma simples tosse e espirro, até nos momentos de atividade física intensa.

FISIOTERAPIA NA GESTAÇÃO

A gestação, o parto, a chegada da menopausa ou simplesmente o envelhecimento são fatores que contribuem para o enfraquecimento do assoalho pélvico, o que pode trazer problemas para a saúde feminina, como incontinência urinária ou fecal, urgência urinária, sensação de bola na vagina, disfunções sexuais, entre outros.

O papel da fisioterapia é garantir que a musculatura do assoalho pélvico seja forte e alongada, e, para isso, a fisioterapeuta orienta a realização de exercícios específicos para essa região. Desta forma, a fisioterapia tem o objetivo de trabalhar as disfunções pélvicas de maneira preventiva e curativa, propiciando maior qualidade de vida para a mulher.

Open chat
1
Olá! Como podemos ajudar você?