PELE E GESTAÇÃO

OBSTETRÍCIA

A mulher grávida necessita de cuidados especiais com a pele para evitar ou, pelo menos, amenizar distúrbios da pigmentação tão comuns em quase 90% dos casos que decorrem de alterações hormonais nesse período. Nota-se, mais comumente, um aumento da pigmentação em áreas como mamilos, aréolas mamárias, genitália externa e linha central do abdômen, às vezes pescoço e axilas. Sem mencionar sinais, cicatrizes e sardas, que também se tornam mais escurecidos nesse período. Porém, com o término da gravidez, boa parte dessas alterações regridem espontaneamente.

Ao contrário dessas, o surgimento do melasma, pigmentação acastanhada das regiões centrais da face, mais comumente no segundo trimestre da gestação, causa grande preocupação na mulher. Esse acomete em torno de 50 a 70% das gestantes, podendo ter seu quadro iniciado ou agravado durante a gestação, nas gestantes suscetíveis a exposição aos raios solares. Os fotoprotetores para raios UVA e UVB, no mínimo fator 15, são os mais indicados e de grande auxílio tanto na prevenção quanto no tratamento dos melasmas já existentes. Devem ser aplicados 30 minutos antes da exposição solar, várias vezes ao dia, mesmo em ambientes fechados. Deve-se evitar exposição solar entre 10 e 16 horas, sendo fundamental o auxílio de óculos solar, barracas de praia e chapéus. Porém, se a gestante já possuir melasma, além dos cuidados com a fotoproteção, deve-se realizar a troca da medicação despigmentante a uma mais apropriada a esse período.

Uma das alterações mais temidas são as estrias, ocorrendo em 90% das gestantes, com mais frequência no terceiro trimestre da gestação. Tem localização mais comum no abdômen, mamas, coxas, laterais dos quadris e nádegas, e dão seu alarme geralmente através de uma pele ressecada e com muita coceira. Inicialmente, mostram-se como bandas largas e vinhosas, muito aparentes. Após o parto, gradativamente tornam-se de cor perolada e menos perceptíveis.

Como primeira medida preventiva é importante a manutenção do peso para que não haja um aumento significativo e abrupto durante a gestação, em especial no último trimestre. É de fundamental importância a hidratação da pele, com aumento de ingesta de água e aplicação de hidratantes corporais, que auxiliam também na lubrificação da pele que sofre estiramento e tração. O uso de sabonetes corporais adequados a cada tipo de pele e temperatura de banho amena evitam um maior ressecamento cutâneo.

Open chat
1
Olá! Como podemos ajudar você?