IMUNIZAÇÕES

GINECOLOGIA

Atualmente a gravidez é uma excelente oportunidade de atualizar o calendário de nossas pacientes para os próximos 10 anos.

Vacina contra o tétano:

A vacina contra tétano é de elevada importância, já que a paciente será submetida a um procedimento cirúrgico (o parto) nos meses seguintes, mesmo considerando que esta doença é extremamente rara nas grandes cidades.
O esquema vacinal pode ser em dose única, no caso da gestante já apresentar imunização prévia contra o tétano , aplicada por volta do 5o mês de gestação. Quando não houver imunização prévia ou se desconhecer o estado vacinal da gestante, o esquema deve ser feito com 3 doses de vacina, sendo as duas primeiras aplicadas respectivamente, no 6º e 8º mês de gestação, e a terceira , 2 a 4 meses após o parto. A vacinação tem alta eficácia com efeitos colaterais desprezíveis.

Vacina contra Coqueluche:

Em decorrência de um surto da doença coqueluche entre os recém nascidos, e a principal fonte de infecção ser a própria mãe, a vacina tríplice acelular do adulto (DTPa), entrou no calendário vacinal das gestantes. Esta vacina protege contra o tétano, a difteria e a coqueluche, e deve ser aplicada nas gestantes preferencialmente a partir da 27ª semana de gestação.
O objetivo é reduzir a transmissão da coqueluche entre recém-nascidos e garantir proteção indireta nos primeiros meses de vida, quando o bebê ainda não teve a oportunidade de completar o esquema vacinal.

Conheça algumas das vacinas direcionadas a imunização da mulher:

Vacina contra Hepatite A e B:
Esta vacina protege contra os dois tipos de Hepatites. Se o paciente já tiver sorologia positiva para um dos dois tipos, deverá tomar a vacina contra o outro. Se for positiva para os dois, então não será necessário tomar a vacina. Não apresenta efeitos colaterais significativos, eventualmente febre baixa e dor local. São necessárias 3 doses com intervalo de 1 e6 meses após a primeira, aplicadas via intramuscular.

Vacina contra Rubéola
Indicada para mulheres em idade reprodutiva, não grávidas e pelo menos 3 meses antes de engravidar.

Tríplice Viral ( SCR ou SCR ) – Sarampo, Caxumba e Rubéola.
Toda pessoa deve tomar uma única dose desta vacina na idade adulta, mesmo nos casos em que tenha tido algumas das três doenças mencionadas. Esta vacina é contraindicada para gestantes. Pode causar febre baixa durante 1 ou 2 dias num intervalo que se inicia após 4 dias da vacinação até 2 semanas.

Vacina contra o HPV
Indicação: Mulheres de 9 a 26 anos sem contato prévio com o vírus.
Existem duas vacinas contra o HPV licenciadas no Brasil, protegendo contra os principais tipos do vírus, causadores de câncer de colo do útero e verrugas genitais. Ambas estão aprovadas para uso em adolescentes e mulheres de 9 a 26 anos, num esquema de 3 doses. Idealmente devem ser aplicadas antes do início da vida sexual, porém mulheres que já iniciaram ou até que já tiveram contato com o vírus podem receber a vacina.

Open chat
1
Olá! Como podemos ajudar você?